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INFORMAÇÕES
Convervação dos pneus
A manutenção adequada dos pneus é importante para prolongar sua vida útil e manter a segurança ao dirigir. Aqui estão algumas dicas para ajudar a conservar seus pneus para aproveitar o máximo deles.
Pressão correta dos pneus:
Verifique a pressão dos pneus regularmente sempre com os pneus frios (pelo menos uma vez por semana) e mantenha-a de acordo com as recomendações do fabricante do veículo. A pressão incorreta dos pneus pode afetar a dirigibilidade, o consumo de combustível e a vida útil do pneu.
Evite sobrecarga:
Todo pneu traz o indicativo de carga na etiqueta e estampado na banda do pneu, certifique-se de não sobrecarregar o veículo, pois isso pode causar desgaste excessivo nos pneus e reduzir sua vida útil.
Pisos irregulares:
Tenha cuidado ao conduzir em estradas esburacadas, pois isso pode danificar os pneus.
Armazenamento adequado:
Se você precisar deixar o veículo estacionado por um período prolongado, busque um local fresco e seco isso pode evitar a deterioração da borracha do pneu.
Verificação regular dos pneus:
Para sua própria segurança, verifique regularmente os pneus quanto a sinais de desgaste, rachaduras ou bolhas na lateral e substitua os pneus quando necessário.
Alinhamento e balanceamento:
Faça alinhamento e balanceamento dos pneus regularmente, pois isso proporciona um desgaste uniforme dos pneus e uma dirigibilidade mais suave.
Condução moderada:
Uma condução brusca com aceleradas e frenagens frequentes pode causar desgaste excessivo nos pneus afetando sua vida útil.
Etiqueta do Pneu
Resistência ao rolamento:
É a energia absorvida quando o pneu está rodando, indica o consumo de combustível e a emissão de CO2.
A resistência varia de “A” mais eficiente para “G” menos eficiente.
Aderência em pista molhada:
Indica a aderência do pneu em pista molhada, no ato da frenagem.
A escala varia de “A” até “G” decrescendo conforme desempenho.
Ruído externo:
Indica o nível de ruído do pneu em decibéis (dB) até o limite máximo de acordo com o tipo de pneu. No caso de pneus para veículos de passeio o limite é de 75 (dB)
Descarte Correto
A Lei nº 12.305/2010 instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos (IPNRS). Foram criados importantes instrumentos a fim de viabilizar os avanços que o país necessita para enfrentar diversos problemas ambientais, sociais e econômicos derivados do manejo inadequado dos resíduos sólidos.
O Art. 33 que trata da obrigação de estruturar e implementar sistemas de logística reversa, mediante retorno dos produtos após o uso pelo consumidor, de forma independente do serviço público de limpeza urbana e de manejo dos resíduos sólidos, os fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes de:
⦁ Agrotóxicos, seus resíduos e embalagens, assim como outros produtos cuja embalagem, após o uso, constitua resíduo perigoso, observadas as regras de gerenciamento de resíduos perigosos previstas em lei ou regulamento, em normas estabelecidas por órgãos competentes;
⦁ Pilhas e baterias;
⦁ Pneus;
⦁ Óleos lubrificantes, seus resíduos e embalagens;
⦁ Lâmpadas fluorescentes, de vapor de sódio e mercúrio e de luz mista;
⦁ Produtos eletroeletrônicos e seus componentes.
A logística reversa parte do princípio que a responsabilidade do produto é responsabilidade de quem produz, sendo assim o destino final dos produtos gerados é responsabilidade do fabricante, de forma também a reduzir o impacto ambiental que eles causam.
Principais órgão de controle e fiscalização dos dispositivos legais:
⦁ CONAMA: Conselho Nacional do Meio Ambiente
⦁ IBAMA: Instituto Brasileiro do Meio Ambiente
⦁ SNVS: Sistema Nacional de Vigilância Sanitária
⦁ SUASA: Sistema Unificado de Atenção a Sanidade Agropecuário
Ciclo do Pneu
1°
Fábrica:
O pneu sai da fábrica e vai para um ponto de venda ou revenda.
Loja/Revenda:
O pneu é vendido ao consumidor que deve ser orientado pelo revendedor sobre o descarte ambientalmente correto dos pneus inservíveis.
2°
3°
Manutenção
Ao longo do tempo, o pneu se desgasta e pode impactar na segurança de todos. Por isso, é importante manter a revisão dos pneus sempre em dia.
Pneu Inservível:
Quando o pneu não tem mais condições de uso, torna-se inservível e deve ser levado ao ponto de coleta mais próximo do consumidor ou da revenda.
4°
5°
SHM - Ponto de coleta
A SHM convoca um reciclador homologado para retirada do pneu do ponto de coleta que promove a destinação correta.
Reaproveitamento:
O material do pneu inservível é reaproveitado e passa a ser utilizado como fonte de energia e matéria-prima para a indústria.
6°
SEPU
Procedimentos:
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Preencher os dados do formulário do SEPU no site da Kropneus.
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Informar os dados da nota fiscal original de compra e o DOT corretamente.
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Caso não tenha mais a nota fiscal original, solicitar ao respectivo vendedor(a) a 2° via da nota.
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Após preencher o formulário e evniar os dados, aguardar o e-mail com a confirmação da abertura do SEPU
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Caso algum dado esteja incorreto no preenchimento do SEPU, o mesmo é cancelado automaticamente, sendo necessário realizar outro.
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Sendo o SEPU confirmado, o cliente deverá trazer juntamente com o produto, o formulário do SEPU e se PJ (com inscrição estadual), a nota fiscal da remessa para análise.
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Caso o cliente seja Pessoa Jurídica com inscrição estadual, realizar a emissão de uma nota fiscal de Remessa para Garantia (CFOP 5949/6949) do produto a ser analisado com o valor da nota fiscal de origem.
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Aguardar o prazo máximo de 30 dias para a análise, a serem contados a partir da data de entrega do produto no setor de expedição.
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